Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nossa Senhora de Guadalupe

HISTÓRIA
      O índio Juan Diego, cujo nome asteca era Cuauhtlatohayc, nasceu em 1471, perto da cidade do México, na aldeia de Cautitlán, pertencente aos índios Mazehuales.
      Era então Arcebispo da cidade do México, Dom Juan de Zumárraga, franciscano basco. Era o segundo bispo da Nova Espanha.
      Conforme a lenda e tradição, no Sábado, 9 de dezembro de 1531, pelas seis horas da manhã, quando o índio Juan Diego se dirigia de sua aldeia para a de Tolpetlac para assistir uma função religiosa na missão franciscana de Tratetolco, ao chegar ao monte Tepeyac, às margens do lago Texcoco, viu uma jovem de uns 15 anos, que lhe ordenou ir falar com o Bispo a fim de pedir-lhe que construísse um templo no vale próximo.
      No mesmo dia a tarde por volta das 5 horas da tarde, Juan Diego vê novamente a jovem, lhe relata a incredulidade do bispo e pede que escolha outro mensageiro.Porém a jovem insiste em sua missão de ir ter novamente com o bispo e pedir a construção do templo.
      No dia seguinte, 
Domingo 10 de dezembro, 3 horas da tarde, Juan Diego fala novamente com o bispo, que ainda não acredita e pede algum sinal. Pela terceira vez a jovem lhe "aparece" e ordena a Juan Diego que volte ao monte no dia seguinte para receber o sinal pedido pelo bispo.

      Entretanto, no dia seguinte, Juan Diego, não vai ao monte devido a doença de seu tio Juan Bernardino. Na madrugada do dia 12 de dezembro, terça-feira, devido a gravidade da doença de seu tio, Juan Diego sai de sua aldeia para buscar um sacerdote, e rodeia o monte para não encontrar a virgem. Porém, mesmo assim ela lhe "aparece", fala que seu tio ficará curado, e pede que vá ao monte buscar rosas que seria o sinal. Ao seu regresso, a virgem diz: Estas diferentes flores são a prova, o sinal que levarás ao bispo.Diga-lhe que veja nelas meu desejo, e com isso, execute minha vontade.
      Ao mesmo tempo que Juan Diego encontra a jovem, ela "aparece" também a seu tio doente, cura instantaneamente suas enfermidades e manifesta seu nome: "Sempre Virgem Santa Maria de Guadalupe". 
      No dia 12 de dezembro, após a quarta "aparição", Juan Diego leva em seu poncho, como prova, rosas frescas de Toledo(e isto em pleno inverno mexicano). Já na casa do bispo, por volta do meio dia, na hora que abriu o poncho(ayate) onde estavam embrulhadas as flores, estava a imagem: "A Virgem de Tequatlaxopeuh". A mesma que hoje se venera na Basílica de Guadalupe.
Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós !

1 comentários:

  1. TEQUATLAXOPEUH. Mulher (TLAXO) que afugentou (PEUH) aqueles que nos matavam (TEQUA)...que sob seus pés esmagava a lua, símbolo da serpente emplumada 'quetzalcoatl' e se sobrepunha adiante de 'huitzilpochtli',o seu deus supremo. Para eles,durante muitos anos do passado exigiu-se o sangue de tantos para "permitir" que o sol pudesse nascer no dia seguinte,suprimindo as estrelas da noite, e que as colheitas recebessem a necessária chuva para alimentar as pessoas e animais. A mulher, ornada com 46 estrelas dispostas na posição em que estavam na abóbada celeste no dia do milagre das rosas na tília, 12 de dezembro de 1531. Ela está grávida, pois usa um cinturão de arminho, e se encontra em atitude de adoração ao FRUTO DE SEU VENTRE. Foi com esta mensagem cultural em sua postura e nas vestes que a sua imagem converteu cerca de 8 milhões de nativos nahuatl, do povo azteca. Senhora vestida como as mulheres colocavam o véu e o manto em Israel, na época de Cristo. Rainha sem coroa (que depois tentaram pintar, como pintaram o sol e a lua com ouro e prata - ambos em gradual fragmentação na tília) e sem anjos (depois acrescentados, atualmente ficou apenas o debaixo da lua) e com olhos mais belos e vivos, desnecessariamente realçados. Ainda assim, seus olhos refletem toda a cena ao redor. Milimetricamente. E a tília de fibra de agave não se decompôs em 480 anos de existência e mantém a mesma temperatura do corpo humano.
    A Virgem se manifestou no monte Tepeyac, o centro geográfico de todas as Américas. E pelo poder de Deus, deixou esta imagem que sobrepaira sobre a tília a uma distância de 0,3 milímetros.

    ResponderExcluir